HINO OFICIAL MR
Contaremos a História
1. Às nações contaremos a história,
Que é capaz de livrá-las do mal;
Revela a verdade e a vida
E dá uma paz real,
E dá uma paz real.
Refrao:
Raiará novo dia de glória,
Quando Cristo Jesus retornar,
E as nações pelo mundo inteiro
Diante dele vão se curvar.
2. Às nações cantaremos um hino, Pra atrair corações ao Senhor;
Dissipa a tristeza e a mágoa,
Difunde no mundo amor,
Difunde no mundo amor.
3. Às nações mostraremos o Cristo,
Pois só Ele conduz para os céus;
Que assim por Jesus todos venham
Humildes servir a Deus,
Humildes servir a Deus.
4. Às nações pregaremos a nova,
Que Jesus outra vez há de vir;
E salva por fé todo aquele
Que sua palavra ouvir,
Que sua palavra ouvir.
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ORGANIZAÇÃO MISSIONÁRIA MENSAGEIRAS DO REI
ORGANIZAÇÃO MISSIONÁRIA MENSAGEIRAS DO REI
Mensageiras do Rei é uma organização missionária para meninas
de 9 a 16 anos. Ela
pertence à União Feminina Missionária Batista do Brasil, que também promove as
organizações Amigos de Missões, Jovens Cristãs em Ação e Mulher Cristã em Ação.
Na igreja, pode haver dois grupos:
1. um para as meninas de 9 a 11 anos
(pré-adolescentes)
2. outro para as de 12 a 16 anos
(adolescentes).
As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da
organização respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode
ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização,
enquanto que outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela
permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada
caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual.
Não é exigido da menina que seja convertida ou
batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num
meio de levá-la a ter uma experiência de conversão a Cristo.
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PROPOSTA
Por ter um caráter missionário, primeiramente, a organização
Mensageiras do Rei se propõe a oferecer condições para que as meninas cresçam
no conhecimento de missões, orem por missões, contribuam para missões e assumam
sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Além disso, oferece
educação cristã, treinamento e oportunidades de serviço social cristão, tendo
em vista o desenvolvimento da personalidade total da menina e sua integração
nas atividades da igreja e da denominação.
Na organização MR, a menina encontra inúmeras oportunidades
de se desenvolver socialmente, fazendo novas amizades e aprendendo a trabalhar
em equipe com meninas de sua idade. Sua vida é ricamente abençoada enquanto
segue o sistema de graduação Aventura Real e se envolve no programa da
organização. Além disso, ela tem o privilégio de participar de acampamentos,
congressos, intercâmbios e muitas outras atividades próprias para a sua idade.
CURRÍCULO BÁSICO:
ÁREAS
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OBJETIVOS
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1. Missões
1.1. na Bíblia
1.2. No mundo
1.2.1. Na História
1.2.2. Na atualidade
1.2.3. Responsabilidade pessoal
1.3. No Brasil
1.3.1. Na História
1.3.2. Na atualidade
1.3.3. Responsabilidade pessoal
1.4. Na comunidade
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1. Conhecer o desenvolvimento histórico de
missões na Bíblia.
2. Conhecer a história de missões no mundo e no Brasil.
3. Participar efetivamente da obra missionária.
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2. Vida cristã
2.1. Conversão
2.2. Doutrinas
2.3. Mordomia
2.4. Ética
2.5. Treinamento
2.6. Liderança
2.7. Bíblia
2.8. Vida devocional
2.9. Evangelismo
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1. Aceitar a Cristo como seu Salvador.
2. Entender a vida cristã como processo que se inicia no ato da
conversão e se estende por toda a vida do crente.
3. Demonstrar crescimento cristão.
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3. História da Igreja
3.1. Fundação e desenvolvimento
3.2. Natureza, missão e estrutura.
3.3. Batistas
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1. Conhecer a história da Igreja.
2. Conhecer a natureza, a missão e a
Estrutura da Igreja.
3. Conhecer a história dos batistas.
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4. Denominação
4.1. Organização MR
4.2. UFMB
4.3. Denominação batista
4.4. Juntas e instituições da CBB
4.5. Plano Cooperativo
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1. Conhecer aspectos da estrutura e do funcionamento do trabalho
denominacional.
2. Participar do trabalho denominacional.
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5. Serviço social cristão
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1. Entender qual deve ser a sua atuação como crente na comunidade
em que vive.
2. Prestar serviço cristão.
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6. Higiene
6.1. Física
6.2. Mental
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1. Entender o processo do seu desenvolvimento e a importância de
cuidar da sua mente e do seu corpo.
2. Conservar a mente pura e o corpo limpo.
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7. Relações humanas
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1. Ser capaz de se relacionar bem com as pessoas.
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8. Vocação
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1. Servir a Deus de acordo com as suas aptidões, dentro e fora da
igreja.
2. Entender a sua responsabilidade como crente diante da Grande
Comissão.
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VÍNCULOS
Mensageiras do Rei não é uma organização independente dentro
de uma igreja local. Ela está inserida no departamento (ou ministério) de
educação cristã da igreja. É uma das organizações da Divisão de Crescimento
Cristão e, como tal, mantém diversos vínculos, a saber:
- Com
a UFMB da Igreja
A organização Mensageiras do Rei de uma igreja local está
vinculada primeiramente à União Feminina Missionária Batista da igreja. Ao lado
das organizações Amigos de Missões e Jovens Cristãs em Ação, é uma
organização-filha da organização Mulher Cristã em Ação.
Como organização-mãe, cabe à organização Mulher Cristã em
Ação patrocinar o trabalho das organizações-filhas, indicando a liderança e
criando todas as condições necessárias para que elas funcionem de maneira
adequada.
Anualmente, a orientadora das Mensageiras do Rei é eleita
pela MCA, com homologação da igreja. No exercício do cargo, ela passa a ser
membro do Conselho Executivo da UFMB da igreja.
- Com
a Igreja
Sendo que a organização MR pertence à UFMB da igreja, isto a
torna parte integrante da igreja, com a qual deve manter-se intimamente
relacionada. Para tanto, suas atividades devem ser planejadas e executadas
dentro do planejamento geral da igreja.
- Com
a UFMB da Associação
Na associação (ou região), o trabalho de MR é coordenado por
uma coordenadora, que leva a efeito atividades no âmbito da associação. É a
essa coordenadora, por intermédio da secretária de relatórios da organização
MCA, que a organização local envia seus relatórios, tanto os trimestrais,
quanto o anual.
- Com
a UFMB o Estado
No estado (ou campo), o trabalho de Mensageiras do Rei é
coordenado por uma coordenadora estadual, que leva a efeito atividades de
âmbito estadual.
- Com
a UFMBB
A União Feminina Missionária Batista
do Brasil, por intermédio da Divisão Nacional de Mensageiras do Rei, coordena
todo o trabalho da organização em nível nacional, fornecendo o programa e a
literatura para o seu funcionamento.
CARACTERÍSTICAS
DA ORGANIZAÇÃO
A
organização Mensageiras do Rei possui algumas características, todas elas
relacionadas com seus objetivos. São as seguintes:
DIVISA
A divisa é
um permanente desafio ao testemunho cristão: "Levanta-te,
resplandece, porque já vem a tua luz" (Isaías 60.1a).
IDEAIS
3.
5.
PACTO
Este é o
pacto das Mensageiras do Rei:
"Reconhecendo as necessidades do mundo perdido
nas trevas do pecado e desejando atender ao mandamento do Mestre, prometo
esforçar-me para: Ser fiel ao serviço de Cristo, cooperando com as atividades
da igreja e da denominação. Contribuir e orar pelo trabalho de missões no
Brasil e no mundo. Lutar por conservar a mente pura, o corpo limpo e pronto
para o serviço. Falar sempre a verdade e não tomar o nome de Deus em vão.
Reconhecer e corrigir os meus erros. Só assim crescerei espiritualmente na
presença do meu Rei."
Embora todas as
mensageiras tenham que memorizar o pacto, ele deve ser recitado em público
somente por aquelas que já tenham tido uma experiência de conversão a Cristo,
uma vez que ele contém promessas que só podem ser cumpridas por uma pessoa convertida.
HINO
"Contaremos
a História" é o hino oficial das Mensageiras do Rei.
EMBLEMA
- A
metade amarela representa
a luz de Cristo, aquele que molda a vida da mensageira.
- A
estrela branca representa a própria mensageira, que deve se
esforçar para manter-se pura.
- As
cinco pontas da estrela representam os cinco ideais da
organização, que a mensageira é desafiada a praticar em sua vida.
Praticando esses ideais, ela cresce.
- Contorno
verde da estrela: representa o crescimento cristão da MR.
- O
monograma MR significa
Mensageira do Rei, Mensageira Real e Mensagem Real.
- A
metade verde representa o mundo, onde estão as pessoas que a
mensageira precisa alcançar com a luz de Cristo.
CORES
São três as
cores da organização: amarela, verde e branca. A amarela representa a luz de Cristo, a verde representa o
crescimento cristão, e abranca,
a pureza.
AVENTURA
MISSIONÁRIA
A revista
também oferece seções e artigos próprios para meninas de 9 a 16 anos. Os
artigos giram em torno de higiene, comportamento, vocação, adolescência,
relações humanas e outros assuntos do interesse da menina. Nas diversas seções,
a cada novo trimestre, ela vai encontrar histórias em quadrinhos, humor,
poesia, passatempos e outras surpresas mais.
VOCÊ
- ADOLESCENTE
"Você -
Adolescente" é a revista de apoio para as mensageiras
adolescentes. Oferece orientação cristã sobre sexo, saúde, relações humanas,
comportamento, dentre outros temas do interesse das adolescentes.
AVENTURA
REAL
"Aventura
Real", o sistema de graduação das Mensageiras do Rei, é um plano de
estudos e atividades individuais, constituído de quatro etapas.
O sistema de
graduação oferece à menina de 9 a 16 anos educação missionária e cristã,
treinamento, orientação e oportunidades de serviço social cristão, tendo em
vista o desenvolvimento de sua personalidade total e sua integração nas
atividades da igreja e da denominação.
Orientação
completa sobre o sistema de graduação das MR encontra-se no fascículo
"Aventura Real", desta mesma série.
SERVIÇO
REAL
Serviço real
é tudo aquilo que as mensageiras do Rei realizam em benefício de alguém por
amor ao Rei Jesus. Em outras palavras, é o amor expresso em ações.
O serviço
real pode ser de natureza espiritual, moral ou material. De um modo geral, ele
se dirige a missionários, crianças e adolescentes não crentes, pessoas da
terceira idade, pessoas hospitalizadas, pessoas analfabetas, famílias carentes,
crianças órfãs, pessoas enlutadas, menores de rua, dentre outros grupos.
REUNIÕES
SEMANAIS
As meninas que fazem parte da
organização Mensageiras do Rei se reúnem uma vez por semana. O melhor dia para
essa reunião semanal é aquele que favorece a maioria das meninas. Para algumas
organizações, pode ser sábado, para outras, domingo. Em muitas igrejas, a
reunião ocorre no horário em que funcionam as demais organizações da Divisão de
Crescimento Cristão. Antes do culto de oração pode ser outra opção.
A
programação para as reuniões semanais é oferecida na revista Aventura
Missionária. Mensalmente, são reservadas duas reuniões para estudos
curriculares, uma para serviço real e outra para estudos das etapas de Aventura
Real, o sistema de graduação.
A DIRETORIA DA ORGANIZAÇÃO MR
A
organização Mensageiras do Rei funciona por meio de uma diretoria, que é
constituída dos seguintes cargos:
- Presidente
- Vice-presidente
- Secretária
- Diretora de grupo
- Diretora de música
- Líder de serviço real
- Líder de sociabilidade
- O pastor da igreja e a orientadora são
considerados membros ex-officio.
O pastor
merece consideração e respeito da parte das mensageiras e da liderança. Ele
precisa estar a par das atividades internas e externas da organização. Deve ser
consultado, por exemplo, sempre que forem planejar o calendário anual de
atividades.
A
orientadora pode ser uma jovem ou uma senhora. Acima de tudo, precisa ser
crente exemplar e ter habilidade para lidar com meninas adolescentes e
pré-adolescentes. É eleita pela organização Mulher Cristã em Ação, com
homologação da igreja. O mesmo ocorre com as auxiliares da orientadora.
A
orientadora e suas auxiliares devem apoiar as mensageiras em todas as suas
atividades e orientá-las no desempenho de suas tarefas, tendo em vista o bom andamento
dos trabalhos. A orientadora precisa estar a par de tudo o que acontece na
organização.
Na
organização Mensageiras do Rei, a diretoria tem caráter funcional, ou seja,
para que a organização funcione, em princípio, é necessário que os diversos
cargos sejam preenchidos.
O ideal
seria que todos os cargos fossem exercidos por mensageiras convertidas e até
mesmo batizadas. No entanto, sendo que em momento algum é exigido da menina que
seja convertida ou batizada para pertencer à organização, pode acontecer de não
haver um número suficiente de mensageiras convertidas para o preenchimento de
todos os cargos. Neste caso, a preferência por mensageiras convertidas pode
obedecer à seguinte ordem: presidente, vice-presidente, secretária, diretora de
grupo, diretora de música, líder de serviço real, líder de sociabilidade.
Também existe a possibilidade de mensageiras convertidas acumularem cargos.
Por outro lado, não havendo nenhuma mensageira
convertida, por terem apenas caráter funcional, entende-se que todos os cargos
podem ser preenchidos mesmo assim. No entanto, a orientadora sempre deve agir
de acordo com as normas da igreja local. No caso de não ser permitida a eleição
de meninas não convertidas, sugere-se que as mensageiras desempenhem as
diversas funções sem haver oficialmente a eleição de uma diretoria.
Seguem as atribuições de cada cargo:
Atribuições da Presidente
1. Presidir
todas as reuniões das MR, inclusive as sessões de negócios.
2. Convocar
e dirigir as sessões extraordinárias.
3. Nomear
comissões especiais quando for necessário.
Atribuições da vice-presidente
1. Trabalhar
em harmonia com a presidente, ajudando-a no desempenho de suas tarefas.
2. Dirigir
as reuniões na ausência da presidente, ou quando por ela for solicitada a
fazê-lo.
3. Incentivar
as mensageiras a frequentarem as reuniões e a serem sempre pontuais.
Atribuições da secretária
1. Organizar
o rol das sócias, tendo de cada uma o nome completo, o endereço, a data de
nascimento, etc.
2. Fazer o
relatório semanal na Caderneta de Relatórios das Mensageiras do Rei.
3. Redigir e
ler as atas das sessões de negócios.
4. Cuidar de
toda a correspondência da organização.
Atribuições da diretora de grupo
1. Ficar responsável por um grupo de mensageiras.
2. Com seu grupo, planejar e apresentar os estudos
da revista Aventura Missionária, seguindo as orientações dadas na seção
"Variar para agradar".
3. Manter um caderno pessoal, contendo o nome, o
endereço, o número do telefone, a data do aniversário e as habilidades de cada
mensageira do seu grupo.
4. Informar à líder de sociabilidade a data do
aniversário de cada mensageira do seu grupo. Fazer isso sempre com uma ou duas
semanas de antecedência.
5. Incentivar as mensageiras do seu grupo a
discutirem os tópicos dos estudos sem ler.
Quando houver pelo menos 10 mensageiras, formam-se dois grupos e são
eleitas duas diretoras de grupo. Havendo mais de 15, podem ser formados três
grupos, sendo eleitas três diretoras de grupo. Dessa forma, a apresentação dos
estudos da revista fica a cargo dos grupos alternadamente.
Atribuições
da diretora de música
1. Fazer escalas de acompanhantes e regentes, tendo
o cuidado de dar oportunidades iguais a todas as mensageiras que tenham
talentos na área da música.
2. Colecionar cânticos avulsos, que sejam próprios
para as mensageiras do Rei.
3. Por meio de xérox ou cartazes, providenciar a
letra de cânticos que sejam desconhecidos para a maioria das mensageiras.
Atribuições da líder de serviço real
1. Examinar cuidadosamente as sugestões oferecidas
na revista Aventura Missionária para as reuniões de serviço real e, na medida
do possível, levar a organização a executá-las.
2. Divulgar a atividade de serviço real de cada
mês.
3. Semanalmente, dirigir o período de oração em favor dos missionários
aniversariantes.
Atribuições da líder de sociabilidade
1. Planejar toda a recreação para a organização, a
saber: passeios, excursões, piqueniques, festas, etc.
2. Cuidar da ornamentação e da boa ordem da sala
das Mensageiras do Rei.
3. Recepcionar as novas mensageiras do Rei.
4. Semanalmente, apresentar os visitantes e as mensageiras
aniversariantes. Se possível, entregar-lhes um cartão ou uma lembrancinha
em nome das MR, tendo o cuidado de agir com todas do mesmo modo.
PLANEJAMENTO
TRIMESTRAL
Na
organização Mensageiras do Rei, a mensageira aprende a trabalhar com outras
meninas de sua idade. Tem oportunidade de ajudar a traçar planos, apresentando
ideias, discutindo sugestões e sugerindo formas de ação e participação de todas
as mensageiras.
O manual das
MR oferece orientação detalhada acerca do planejamento trimestral, incluindo
regras parlamentares.
O
planejamento trimestral obedece às seguintes etapas:
Reunião da
diretoria
A presidente
tem a responsabilidade de convocar e dirigir a reunião da diretoria. Para essa
reunião, a orientadora e as mensageiras que compõem a diretoria devem ler as
sugestões de atividades oferecidas na revista "Aventura Missionária".
Durante a reunião, devem relacionar as atividades que pretendem levar a
organização a executar durante o trimestre. Além das sugeridas na revista,
podem pensar em outras.
Reunião de
planejamento
A revista
"Aventura Missionária" reserva a primeira reunião de cada trimestre
para o planejamento dos estudos e atividades dos três meses. Durante essa
reunião, os membros da diretoria apresentam seus planos, conforme anotados
durante a reunião da diretoria. Eles são apenas sugestões, que precisam ser
estudadas por todas as mensageiras antes de serem aceitas, rejeitadas ou
modificadas. Depois disso, as mensageiras que não exercem cargos são escolhidas
para auxiliar os membros da diretoria no planejamento e na execução de suas
tarefas. Tal auxílio, no entanto, não deve ter caráter permanente. No início de
um novo trimestre, novas equipes serão formadas e as atividades serão outras.
A agenda
para essa reunião pode ser a seguinte:
1. Abertura devocional – Presidente.
|
2. Chamada
das sócias – Secretária.
|
3. Apresentação
dos planos da diretoria – Membros da diretoria.
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4. Formação
de equipes para o planejamento detalhado das atividades do trimestre.
|
5. Palavra
da orientadora e encerramento.
|
Sessão regular de negócios
Pode ser
realizada logo após a reunião de planejamento. Ela se chama regular ou
ordinária porque é realizada em dia previsto no calendário da organização. É
dirigida pela presidente, que tem a responsabilidade de preparar sua agenda.
Todos os
planos já esboçados na reunião de planejamento serão apresentados na sessão
regular de negócios, que pode ter a seguinte agenda:
Leitura e aprovação da ata da sessão anterior
|
Avisos e leitura de cartas recebidas
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Apresentação dos planos traçados na reunião de
planejamento
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Movimento de membros:
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Assuntos que tenham ficado sobre a mesa
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Novos assuntos
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Avaliação geral do trabalho da organização e
encerramento
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Sessão
extraordinária
É convocada fora da data
prevista para tratar de um assunto que não possa ficar para o dia da
sessão regular. Por ter sido convocada fora da data regular, deve haver uma
proposta para que se realize. No entanto, não há necessidade de proposta para o
seu encerramento, visto que, tratado o assunto para o qual ela foi convocada,
estará encerrada.
ATIVIDADES
ESPECIAIS
Na
organização Mensageiras do Rei, além das atividades regulares, a menina também
participa de diversas atividades especiais. Dentre outras, destacam-se as
seguintes:
Mensageiras
do Rei em Foco
É
uma semana (ou um mês) de atividades especiais a cargo das mensageiras, durante
a qual são focalizados diversos aspectos do trabalho da organização. A
programação especial para essa semana é publicada na revista Aventura
Missionária, sempre no segundo trimestre.
Sugere-se
que essa programação especial seja levada a efeito na última semana de julho,
por ser, geralmente, época de recesso escolar. No entanto, pode ser escolhida
outra semana, desde que seja no terceiro trimestre, visto que os outros
trimestres são reservados para as demais organizações da UFMB.
Programa
de reconhecimento
É
uma cerimônia ou um culto em que as mensageiras dão uma demonstração de algumas
tarefas que tiveram de cumprir em sua Aventura Real. Na ocasião, elas são
reconhecidas por terem vencido mais uma etapa do sistema de graduação.
Jantar
real
É um jantar especial, que é oferecido
às mensageiras que já tenham concluído o sistema de graduação e tenham sido
aprovadas pela liderança estadual.
Intercâmbio
É
um encontro entre duas organizações, com o objetivo de proporcionar a cada
participante a oportunidade de fazer novas amizades, receber treinamento e
participar de estudos em torno de temas do seu interesse. Pode durar um dia,
uma tarde ou algumas horas apenas. De um modo geral,
a programação fica a cargo da organização visitante.
Gincana
É uma competição
geralmente entre equipes. Nela, leva-se em consideração a pontualidade e o
desempenho dos participantes no cumprimento de tarefas predeterminadas.
Acampamento
É uma
atividade realizada em local aprazível e afastada da cidade, com duração de
três ou quatro dias normalmente, cuja programação tem como objetivo o
desenvolvimento da mensageira em todas as áreas de sua personalidade. Pode ser
promovido pela própria organização local, pela UFMB da associação ou pela UFMB
do estado.
Congresso
É um encontro
de organizações Mensageiras do Rei de uma cidade, de uma associação ou de um
estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, social e
intelectual das mensageiras. Normalmente, dura um dia.
Festas
As
mensageiras sempre encontram um motivo para uma festa: recepção às novatas,
homenagem às mães, homenagem às aniversariantes, Natal, etc.
DEFINIÇÃO
Aventura Real, o sistema de graduação das Mensageiras do Rei,
é um plano de estudos e atividades individuais, constituído de quatro etapas.
PROPOSTA
Oferecer à menina de 9 a 16 anos, arrolada na organização MR,
educação missionária e cristã, treinamento, orientação e oportunidade de
serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade e
sua integração nas atividades da igreja e da denominação.
ETAPAS
O sistema é constituído de quatro etapas, três simples e uma
superior. As etapas simples são: Candidata, Mensageira e Mensageira
real. A etapa superior denomina-se Mensageira real em ação.
APRESENTAÇÃO
Uma vez que o sistema é seguido individualmente, cada
mensageira precisa possuir o seu próprio caderno da etapa em que se encontra,
no qual faz exercícios e presta relatório das tarefas realizadas.
Tarefas das etapas
1ª
etapa: Candidata
Missões na
Bíblia: De
Gênesis às profecias da vinda de Cristo.
Biografia
missionária: "Levanta
e resplandece".
Versículos
bíblicos: Memorização
de versículos relacionados com os cinco ideais.
Treinamento: Apresentação de uma parte
especial numa das reuniões das MR.
Características
da organização MR: Memorização da divisa, dos ideais, do pacto e do hino e descrição
do emblema das MR.
2ª etapa: Mensageira
Missões na
Bíblia: Tríplice
ministério de Cristo e sua missão salvadora.
Biografias
missionárias: "Jovem,
sente-se!" e "O gigante que dorme".
Notícias
missionárias: Apresentação
de uma notícia de Missões Nacionais e de uma de Missões Mundiais perante a
organização.
Evangelismo: Estudo de "Evangelizar -
uma responsabilidade minha".
O plano de
salvação: Memorização. Distribuição
de folhetos.
O objetivo da
UFMB: Leitura,
compreensão e interpretação de texto.
Manual das MR: Estudo.
Higiene: Estudo do livro "Deixando
de ser menina".
3ª etapa: Mensageira
Real
Missões na
Bíblia: A
obra missionária realizada pelos apóstolos.
Biografias missionárias: "O livro no
travesseiro" e "O aventureiro que Deus usou".
Calendário de
oração: Por
quatro semanas, momentos diários de oração em favor de missionários: duas
semanas, por missionários da JMM (outras duas, por missionários da JMN).
Evangelismo: Atividade dirigida a alguém da
comunidade.
Doutrinas
bíblicas: Estudo
dirigido.
Mordomia: Estudo de "Mordomia - uma
tarefa minha".
Versículos
bíblicos: Memorização
de versículos bíblicos sobre doutrinas e mordomia.
Treinamento: Direção da abertura de uma
reunião da organização.
Serviço real: Duas atividades dirigidas a
missionários.
Denominação
Batista: Leitura,
compreensão e interpretação de texto. Vocação: Estudo do livro
"Tempo de sonhar".
4ª etapa: Mensageira
Real em ação
Missões na
Bíblia 1: A
expansão da obra missionária (vida de Paulo).
Missões na
Bíblia 2: Em
todas as cartas e no Apocalipse.
Biografias missionárias: "O missionário que
enfrentou um leão" e "A missionária que abriu caminhos".
Mural: Confecção de mural, promovendo
missões estaduais, nacionais ou mundiais.
Evangelismo: Atividade com crianças ou
colegas, ou em congregação ou ponto de pregação.
Estudo do livro "Tal Cristo, tal cristão”.
Versículos
bíblicos1 Memorização
de textos em torno de ética cristã.
Versículos
bíblicos 2: Memorização
de textos em torno da responsabilidade pessoal do crente diante da grande
comissão.
Oferta
missionária resultante
de esforço pessoal.
Denominação
Batista 1: Leitura,
compreensão e interpretação de texto sobre juntas e instituições da CBB.
Denominação
Batista 2: Leitura,
compreensão e interpretação de texto sobre o Plano Cooperativo.
Serviço real: Duas atividades dirigidas a
pessoas da igreja.
Relações
humanas: Estudo
do livro "Convivendo”.
Vida
cristã: Estudo do livro "O Brilho de uma estrela".
Liderança: Responsabilidade de orientar uma mensageira que esteja
na primeira etapa do sistema.
PERMANÊNCIA EM CADA ETAPA
Sendo que as quatro etapas são as mesmas para
pré-adolescentes e adolescentes, não há limite de tempo em nenhuma delas. A
mensageira progride de acordo com sua capacidade e interesse e o tempo que
ainda lhe resta para fazer parte da organização. A idade limite de
permanência é de 16 anos completos.
As quatro etapas
são seguidas uma após a outra. Não é permitido à mensageira pular qualquer
uma delas, nem cumprir duas ao mesmo tempo. Sendo assim, a conselheira deve
ter o cuidado de não abrir qualquer exceção.
|
AVALIAÇÃO DOS CADERNOS
Os cadernos das três
primeiras etapas, consideradas simples, são avaliados pela conselheira ou por
sua auxiliar. No próprio caderno, no final de cada tarefa, há espaço
reservado para o registro da aprovação da respectiva tarefa.
Se a conselheira
desejar, poderá solicitar à Coordenadora de Organizações-Filhas da
organização Mulher Cristã em Ação (MCA), que dê a aprovação final de cada
etapa. Assim sendo, depois que a mensageira houver cumprido as tarefas de uma
etapa e houver sido aprovada em todas elas, a conselheira entregará o caderno
a essa irmã para que o examine e coloque seu visto na última página. Ela
deverá ser orientada a escrever palavras de incentivo, e não de censura.
No caso de não haver
uma Coordenadora de Organizações-Filhas na MCA, o mesmo trabalho pode ser
feito por senhoras da diretoria da organização.
O caderno didático
da última etapa, considerada superior, é avaliado por uma comissão
examinadora, eleita pela comissão executiva da UFMB do campo (ou estadual).
|
O TRABALHO DA CONSELHEIRA
Além de
orientar a mensageira no desempenho das tarefas de cada etapa, a conselheira
precisa corrigir os exercícios, atribuir conceitos, ouvir os textos
memorizados e avaliar as atividades práticas. Portanto, recomenda-se que ela
adquira um exemplar de cada caderno didático e faça todos os exercícios
que ele contém. Isto facilitará o seu trabalho na hora de avaliar os cadernos
de suas mensageiras.
Embora o caderno da
última etapa seja examinado por uma comissão da UFMB estadual, muitas tarefas
são avaliadas pela conselheira. Na ficha de avaliação que está no final de
cada tarefa, está indicado o que lhe cabe avaliar. Por outro lado, antes de
enviar o caderno da MR à comissão estadual, deve certificar-se de que esteja
completo, limpo e organizado.
Mesmo que não seja
tarefa da conselheira avaliar os exercícios do último caderno, ela deve ler
todas as respostas e ver se estão certas. Respostas erradas ou incompletas
devem ser consertadas pela mensageira antes que o caderno seja enviado à comissão
estadual.
Recomenda-se que a
conselheira tenha pelo menos uma auxiliar, eleita pela MCA. O ideal, no
entanto, é que tenha três auxiliares, uma para cada etapa simples, ficando a
superior sob sua responsabilidade. Neste caso, cada auxiliar passa a ter as
responsabilidades indicadas no primeiro parágrafo deste item.
|
MISSÕES NA BÍBLIA
Na primeira tarefa
de cada etapa, a mensageira precisa ler várias passagens bíblicas e fazer os
exercícios que se encontram no caderno de atividades.
No final dessa tarefa,
não há uma ficha em que a conselheira possa atribuir um conceito ou uma nota.
Há apenas um espaço reservado para a aprovação da tarefa. Significa que a
mensageira só a terá cumprido se todos os exercícios estiverem completos e
corretos. Portanto, pode ocorrer que ela tenha de refazê-los.
Ao avaliar a tarefa,
a conselheira não corrige nada. Só coloca um X, indicando que a resposta não
está certa, e escreve uma observação, pedindo à mensageira que refaça o
que estiver errado.
Nas três primeiras
etapas, a conselheira preenche e assina a ficha de aprovação. Na última, isto
é feito pela comissão estadual.
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BIOGRAFIAS MISSIONÁRIAS
A mensageira
estuda sete biografias missionárias. Todas elas fazem parte da série
missionária Heróis Cristãos, editada pela UFMBB. São as
seguintes:
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ESTUDO DE LIVROS
O estudo das
biografias missionárias e dos demais livros indicados nas etapas pode ser em
classe ou individualmente, mediante leitura. Nos dois casos, a mensageira
precisa responder ao questionário que se acha no final de cada livro. É
tarefa da conselheira corrigir todos esses questionários e indicar a nota na
ficha correspondente, no caderno da menina.
Nas etapas
simples, a conselheira avalia também o exercício referente ao livro estudado.
Na etapa superior, isto fica a cargo da comissão estadual.
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MEMORIZAÇÃO
Na primeira etapa,
além de textos bíblicos, a mensageira memoriza a divisa, os cinco ideais, o
pacto e o hino das MR, e precisa descrever o emblema, dando o significado de
suas cores. Nas demais etapas memorizam apenas textos bíblicos.
No que se refere ao
pacto, este deverá ser recitado em público apenas pelas mensageiras que já
sejam convertidas.
Para facilitar a
memorização, os cadernos apresentam exercícios. Contudo, a mensageira só terá
cumprido a tarefa após ter recitado de cor tudo o que estiver sendo pedido em
determinada tarefa.
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TREINAMENTO
Em quase todas as
etapas, de uma forma ou de outra, a mensageira precisa participar de uma das
reuniões de programa das MR. Sendo assim, a conselheira e sua auxiliar e os
membros da diretoria deverão lhe dar o devido apoio.
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NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS
Na segunda etapa, a
mensageira precisa apresentar duas notícias missionárias perante o grupo.
Isto pode ser feito antes do período reservado para o calendário de oração,
durante as reuniões semanais. Assim, todas as mensageiras poderão orar pelas
pessoas ou campos missionários mencionados nas notícias.
Compete à
conselheira providenciar material informativo atualizado. No próprio caderno
são indicadas as publicações da denominação que podem ser usadas como fonte
de pesquisa.
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DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS
Na segunda etapa, a
mensageira precisa oferecer folhetos evangelísticos a pessoas não crentes.
Essa é uma tarefa prática, que, normalmente, será realizada durante a semana.
Sendo assim, a conselheira deve orientar muito bem a mensageira, a fim de que
realize a tarefa com seriedade e de acordo com a orientação que está sendo
dada no caderno.
Na sala das MR, deve
haver sempre um estoque bem sortido de bons folhetos evangelísticos. A
conselheira ou uma de suas auxiliares deve cuidar disso.
Ao avaliar a ficha
de relatório, a conselheira deve verificar se foi preenchida de forma
completa e correta.
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COMPREENSÃO DE TEXTOS
Todas as etapas
incluem tarefas em que a menina precisa fazer exercícios em torno de textos,
tanto de livros, quanto impressos nos próprios cadernos. Não são testes, como
no caso dos questionários impressos nos livros. Sendo assim, ao fazê-los, ela
pode consultar esses textos. Por outro lado, várias respostas são pessoais.
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CALENDÁRIO DE ORAÇÃO
Na terceira etapa, a
mensageira precisa orar em favor de missionários: por duas semanas,
missionários da JMM, por outras duas, da JMN. A tarefa tem como objetivo
ajudá-la a desenvolver o hábito de orar pelos missionários. Desse modo,
precisa ser cumprida durante um mês, isto é, a MR deve orar semanalmente por
um missionário diferente. Significa que ela não pode deixar para orar pelos
quatro de uma só vez, na última semana antes do reconhecimento.
Ao avaliar a
ficha de relatório, a conselheira deverá verificar se está preenchida de
forma completa e correta.
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DOUTRINAS BÍBLICAS
A terceira etapa
inclui um estudo dirigido sobre doutrinas, cujo livro texto é a Bíblia.
Significa que a mensageira precisa ler todas as passagens bíblicas indicadas
e fazer os exercícios no caderno.
Na avaliação da
tarefa, a conselheira não deve consertar nada, mas apenas indicar os
exercícios que precisam ser refeitos. Não há no caderno uma ficha de
avaliação, mas somente um espaço reservado para a aprovação da tarefa. A
mensageira só terá cumprido a tarefa quando todos os exercícios estiverem
completos e corretos.
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MURAL
Na quarta etapa, a
MR faz um mural, promovendo missões estaduais, nacionais ou mundiais,
conforme a época em que estiver cumprindo a tarefa. Ele será avaliado pela
conselheira e pela Coordenadora de Organizações-Filhas da MCA, que deve ser
orientada no sentido de levar em conta a idade, o grau de escolaridade e o
nível sócio econômico da MR.
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AVLIAÇÃO DO DESEMPENHO
O desempenho da mensageira no cumprimento de certas tarefas é avaliado
pela conselheira ou por sua auxiliar.
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ATIVIDADES EVANGELÍSTICAS
Tanto na terceira,
quanto na quarta etapa, a mensageira precisa realizar uma atividade
evangelística e prestar relatório, preenchendo a ficha correspondente à
atividade escolhida.
No caderno da
mensageira, a conselheira precisa assinar a declaração de que a tarefa foi
realizada conforme o relatório prestado. Para tanto, deve supervisionar a
menina na execução da tarefa.
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SERVIÇO REAL
Na terceira e na
quarta etapa, a mensageira realiza atividades de serviço real, duas em
cada etapa, e presta relatório, preenchendo as fichas contidas em cada
caderno. A conselheira precisa assinar uma declaração de que as atividades
foram realizadas de acordo com os relatórios prestados. Sendo assim, antes de
assinar a declaração, deve supervisionar a mensageira na execução das
atividades.
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OFERTA MISSIONÁRIA
Na quarta etapa, a
mensageira precisa entregar uma oferta missionária resultante de esforço
pessoal. A conselheira assina uma declaração de que a tarefa foi cumprida de
acordo com o relatório prestado. Para tanto, deve acompanhar de perto todo o
trabalho da mensageira.
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LIDERANÇA
Na quarta etapa, a
mensageira orienta uma menina que esteja na primeira etapa. A conselheira
assina uma declaração de que a tarefa foi cumprida conforme o relatório
prestado. Sendo assim, ela deve acompanhar de perto o trabalho da MR.
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RIGOR NA AVALIAÇÃO DOS CADERNOS
A Divisão
Nacional de MR orienta as comissões estaduais a serem bem rigorosas na
avaliação do quarto caderno. Portanto, para não ficar reprovada nessa etapa,
a mensageira precisa saber que:
Esses mesmos
critérios devem ser observados na avaliação dos cadernos das etapas simples.
Se a conselheira e suas auxiliares forem bem exigentes logo nas primeiras
etapas, as mensageiras não encontrarão dificuldades para vencer
satisfatoriamente a etapa superior.
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Envio do quarto caderno à UFMB do campo
O caderno da
última etapa deve ser enviado à diretora executiva da UFMB do campo (ou
estadual). Na revista Aventura Missionária, normalmente no primeiro e no
terceiro trimestre de cada ano, é publicada a relação dos nomes e endereços
dessas diretoras. Assim, a conselheira saberá a quem enviar os cadernos de suas
mensageiras. A diretora executiva encaminhará os cadernos à comissão
examinadora, que terá a responsabilidade de examiná-los e conceder as
mensageiras a aprovação na etapa.
Para ser
reconhecida publicamente na última etapa, a MR deverá ter sido aprovada pela
comissão estadual. Sendo assim, terá que enviar o quarto caderno e aguardar a
aprovação, que lhe será enviada por meio de uma carta, juntamente com o
caderno já avaliado.
Para que o quarto
caderno seja aceito pela comissão estadual, a conselheira precisa assinar a
declaração que ele contém na quarta página. É a garantia de que a mensageira
concluiu as etapas simples.
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Reunião de Aventura Real
Nesse período, as MR são agrupadas de acordo com a etapa em
que se encontram, e o tempo é empregado no estudo de textos do próprio caderno
didático ou no estudo de uma das biografias missionárias ou de outro livro
indicado na etapa. Também podem fazer juntas a primeira tarefa: Missões na
Bíblia, desde que cada uma abra sua Bíblia nas passagens indicadas e complete
os exercícios em seu próprio caderno. O tempo também pode ser empregado na
memorização dos textos bíblicos indicados na etapa.
Agenda da reunião
mensal:
Abertura: Presidente (ou Vice)
Recitação da divisa,
do pacto e dos ideais.
Cântico do hino
oficial das MR
Apresentação de
visitantes e aniversariantes: Líder de sociabilidade
Período de estudo
e/ou atividades: Conselheira
e auxiliares
Calendário de
oração: Líder
de Serviço Real
Chamada
das sócias: Secretária
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PROGRAMA DE RECONHECIMENTO
O programa de
reconhecimento é uma cerimônia ou um culto, em que as mensageiras dão uma
demonstração de algumas das tarefas que tiveram de cumprir no sistema. Na
ocasião, elas são reconhecidas publicamente por haverem concluído mais uma
etapa e recebem o símbolo a que têm direito.
Só pode ser
reconhecida a mensageira que tenha sido aprovada em todas as tarefas de uma
determinada etapa. E nenhuma mensageira pode iniciar uma nova etapa sem ter
sido reconhecida publicamente na etapa anterior.
O reconhecimento de
etapas pode ocorrer em pelo menos três circunstâncias diferentes:
1. Perante a
igreja:
Um ou dois
reconhecimentos por ano podem ocorrer perante a igreja, durante um culto
especial. Neste caso, com bastante antecedência, a conselheira precisa manter
entendimento com o pastor, a fim de que a data seja incluída no calendário
anual da igreja.
2. Perante a
organização Mulher Cristã em Ação:
Com pelo menos um mês
de antecedência, a conselheira precisa conversar com a coordenadora geral da
MCA, para que o momento do reconhecimento seja incluído na agenda da reunião
mensal. O programa deve ser simples, para não tomar muito tempo da reunião. Os
pais das MR podem ser convidados a participar.
Pode ocorrer quando
forem poucas as MR a serem reconhecidas.
3. Perante a
organização MR:
As mensageiras que
forem reconhecidas perante a MCA ou perante a própria organização, na ocasião
em que for realizado um programa perante a igreja, caso ainda não tenham
vencido a etapa seguinte, poderão ser reconhecidas novamente na mesma etapa.
Não há necessidade de receberem o símbolo de novo. Ao invés disso, podem expor
o seu certificado, tendo o respectivo símbolo já colado. A conselheira pode dar
uma palavra de explicação neste sentido.
Os programas de
reconhecimento perante a igreja não precisam seguir sempre o mesmo estilo.
Podem ter a duração de um culto, ou ser apenas uma parte dele. No primeiro
caso, por exemplo, pode-se ter um culto cantado com ênfase missionária. No
segundo caso, pode-se ter um culto normal, encerrando com uma apoteose
missionária. Nos dois casos, no entanto, deve haver o momento do
reconhecimento, quando as mensageiras vão à frente para receber o símbolo a que
fazem jus.
A participação da
congregação é importante. Ela pode tomar parte, por exemplo, em leituras
bíblicas alternadas. Neste caso, as mensageiras não recitam os textos bíblicos
memorizados nas diversas etapas. Eles são organizados para leituras alternadas,
envolvendo mensageiras, líderes, pais, congregação, coro, etc.
Nos programas de
reconhecimento, a recitação de textos memorizados não é obrigatória. Caso seja
incluída, pode ocorrer em conjunto ou em duplas.
CONVERSÃO E BATISMO
Da primeira à última
etapa, não há qualquer exigência no sentido de que a mensageira tenha que ser
convertida e batizada para prosseguir no sistema. A conselheira, no entanto,
deve ter como alvo ganhar para Cristo todas as suas mensageiras quando estiver
memorizando o plano de salvação, uma das tarefas da segunda etapa. É o momento
certo de explicar-lhes com clareza o plano que Deus traçou para salvá-las.
Nenhuma menina deve se atrasar devido a um programa de reconhecimento que
ainda esteja por acontecer. Tendo cumprido todas as tarefas de uma etapa, ela
pode ser reconhecida na própria organização.
SÍMBOLOS DAS ETAPAS
Círculo com o fundo
amarelo,
Tendo ao centro a
estrela branca. A cor amarela representa a luz de Cristo, aquele
que molda a vida da mensageira. A estrela branca representa a própria mensageira. Tendo
a vida moldada por Cristo, ela deve se esforçar para manter-se pura. A
pureza é representada pela cor branca da estrela.
Círculo com o fundo
amarelo, tendo ao centro a estrela branca com o contorno verde. As
cinco pontas da estrela representam os cinco ideais da organização, que a
mensageira é desafiada a praticar em sua vida. Praticando esses ideais, ela
cresce. Esse crescimento cristão é representado pelo contorno verde da
estrela.
Círculo com o fundo
amarelo, tendo ao centro a estrela branca, contornada de verde e tendo em sua
parte central o monograma MR, também na cor verde. À proporção que cresce em
sua vida cristã, a Mensageira do Rei deixa de ser apenas sócia da organização e
passa a ser uma Mensageira Real, portadora da Mensagem Real. O
monograma MR, portanto, significa Mensageira do Rei, Mensageira Real e Mensagem
Real.
Círculo com metade do
fundo em amarelo e metade em verde, com a figura de meio globo terrestre, tendo
ao centro a estrela branca, contornada de verde e tendo em sua parte
central o monograma MR, também na cor verde.
A metade verde
representa o mundo,
onde estão as pessoas às quais a mensageira precisa anunciar a mensagem
real, a fim de que elas sejam alcançadas com a luz de Cristo
representadas pela metade amarela.
Esses símbolos são
vendidos separadamente ou em cartelas. Cada cartela vem com símbolos de uma
mesma etapa. Se comprar a cartela, a conselheira terá que cortar cada
retângulo, seguindo a linha tracejada.
No reconhecimento, a
MR recebe a peça inteira, que é presa à roupa com um alfinete, na parte
superior, além do limite do círculo. Após o reconhecimento, a parte circular
deve ser destacada e colada no certificado, no seu respectivo lugar.
Certificado de
Aventura Real

Ao receber seu
certificado, a MR deve ser desafiada a completá-lo, vencendo, para tanto, as
demais etapas do sistema.
O certificado só
deverá ser assinado pela conselheira, pela coordenadora geral da MCA e pelo
pastor da igreja depois que a mensageira houver concluído as quatro etapas. As
datas dos reconhecimentos, no entanto, deverão ser indicadas à proporção que
forem ocorrendo.
Certificado de
conclusão

Mensageiras
Monitoras
Após concluir o
sistema de graduação, as mensageiras que ainda estiverem em idade de pertencer
à organização podem auxiliar a conselheira como monitoras.
Jantar Real
É um jantar especial, que é oferecido às mensageiras que já tenham
concluído todas as etapas de Aventura Real.
É importante que as igrejas batistas aprovem e apoem a organização das Mensageiras do Rei, de menias e adolescentes à serem trabalhadas para o serviço de Cristo Jesus.
ResponderExcluirDe grande ajuda esse material. Obg. que Deus continue abençoando a vcs editores.
ResponderExcluirAt. Cleidiane C.M.Soares Membro da PIB EM Cajari.
Fui MR numa época que não eram apenas 4 etapas e sim sete.Fiz todas. Os reconhecimentos eram feitos em reuniões em uma determinada igreja com a presença de Minie Lou Lanner a miss.americana que trouxe a organização para o Brasil. Só tenho a agradecer a Deus, as minhas líderes, a minha mãe , as igrejas que pertenci (PIBRJ, PIBCCampinho e PIBMadureira) que sempre me apoiaram incentivando a proceguir sempre.
ResponderExcluirParabéns pelo material. Deus continue a abençoar a todos.
quantas mensageiras fasem parte desse blog?
ResponderExcluirQual a diferença da Orientadora e da Conselheiera?
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirPor data organização Deus tem fortalecido nossas igrejas Batistas em todo Brasil. Louvado seja o nosso Deus
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